Brasileiros relatam decepção com a vida em Portugal: ‘Humilhação’
- Desbrave Portugal
- 30 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Em reportagem publicada pela Veja, datada de 27/09/2019, foi ao ar um vídeo em que Brasileiros relatam decepção em Portugal e o público criticou a revista por sensacionalismo, aproveitando esse gancho da revista decidi escrever esse artigo.
Muitos Brasileiros vem a Portugal com o sonho de morar, entretanto acabam se decepcionando com a trajetória. Morar em Portugal é um recomeço e todo recomeço é difícil, ainda mais para quem migra para cá sem ter cidadania Portuguesa, ou autorização de residência para morar no país.
Já fiz várias postagens informando que se deve ter um planejamento para morar em Portugal, deve-se conhecer o local onde pretende fixar residência, pesqusiar sobre Estado, Freguesia, Concelho, empregos, escolas, média salarial, gastos mensais, costumes e tudo que se possa imaginar, para que não ocorram decepções e frustrações.
Os costumes em Portugal são diferentes do Brasil, especialmente em cidades menores e com os cidadãos mais velhos. Um exemplo disso é a cidade do Porto, as pessoas que possuem uma licenciatura eram chamadas de Doutor (a) antigamente e até hoje algumas fazem questão. Os bancos nos perguntam se no cartão bancário queremos o título de Dr (a). antes do nome, isso no Brasil não existe, temos que respeitar e nos acostumar, afinal estamos migrando para o território deles. Os advogados cá são Sr. Dr., os Engenheiros Sr. Engenheiro, os Arquitetos Sr. Arquiteto e assim vai....
As pessoas quando migram para cá pensam apenas na segurança, em ganhar dinheiro e em coisas boas, não pesquisam sobre Portugal e acabam de frustrando. Conheço vários colegas advogados que migraram para o país, inscreveram-se na Ordem dos Advogados Portugueses e frustraram-se, pois os costumes de cidadãos Portugueses em relação a justiça são muito diferentes dos Brasil. Como acontece com advogados, acontece com engenheiros, empresários, balconistas, arquitetos, enfim, ocorre em qualquer profissão. Você sabia que a segunda língua mais falada em Portugal é o inglês, pois bem, um empregado de mesa deve saber comunicar-se em inglês. Há também um protocolo em tratar os cidadãos Portugueses por Ti, por Si e por você. Trata-se por “ti ou Tu” a pessoa com que já temos uma certa e inequívoca proximidade, trata-se por “Si” a pessoal quando não há nenhuma proximidade, já o uso do “você” algumas pessoas consideram agressivo ou, até, rude. Todo exposto acima para um imigrante Brasileiro pode ser humilhante, chocante, pois há pessoas que fazem questão dos protocolos mencionados e não hesitam em chamar a atenção caso discordem do modo que são tratadas.
Há imigrantes que chegam em Portugal sem saber qual a documentação básica necessária no país, sem saber como pedir a autorização de residência no SEF, sem uma reserva financeira. Essas pessoas tem a maior probabilidade de se frustrarem com o país do que as pessoas que chegam com a documentação necessária.
Portugal é um país acolhedor, seguro, os cidadão Portugueses são receptivos e gostam dos Brasileiros, entretanto existem as exceções como em qualquer outro país, até mesmo no Brasil.
Por fim, pesquise bem antes de migrar para Portugal e abrir um negócio, ou simplesmente vir morar para conseguir a tão sonhada residência, pois há requisitos a serem cumpridos, há costumes a serem seguidos e tem que haver muito conhecimento, persistência e bom humor.
Fabio Martins
Advogado, consultor em imigração e cidadania Portuguesa na Desbrave Portugal.

Comments