A verdade sobre o emprego em Portugal
- Desbrave Portugal
- 26 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Muitas empresas em Portugal contratam cidadãos de países terceiros que podem ser também os brasileiros, e diz a lenda de que os imigrantes aceitam trabalhos que os portugueses não aceitam.
Não se trata exatamente disso, no entanto, algumas empresas acabam por abusar do trabalhador imigrante de forma que um cidadão português não aceitaria, por isso algumas empresas preferem contratar estrangeiros que precisam do emprego para se legalizar em Portugal.
Aí vem a pergunta, as empresas não podem contratar cidadão de país terceiro como o Brasil?
A resposta é a seguinte, qualquer empresa pode contratar estrangeiros, mas para isso é preciso seguir alguns passos que listei resumidamente abaixo:
Tratando-se de cidadão de país terceiro, a sua contratação em Portugal só é possível se não existirem para o posto de trabalho: (i) cidadãos nacionais; (ii) cidadãos da UE; (iii) cidadãos do Espaço Económico Europeu (EEE); (iv) de Estado terceiro com o qual a UE tenha acordo de livre circulação; ou (v) nacionais de Estados terceiros com residência legal em Portugal.
Assim, se o empregador que tem interesse em contratar um cidadão de país terceiro deverá comunicar o IEFP que se destina a contratação de um cidadão estrangeiro por um prazo de 30 dias, e se não tiverem cidadãos como os mencionados acima a vaga de trabalho é autorizada mediante visto de trabalho emitido pelo consulado português.
Então, em outros termos, é um processo burocrático do qual muitas empresas não tem o interesse em fazer, e para os imigrantes que não estão legais no país, restam os trabalhos mais pesados.

Por tal facto existe esse mito sobre o emprego em Portugal.
As grandes empresas optam por nacionais Portugueses, ou estrangeiros habilitados ao trabalho em Portugal, por isso as chances de conseguir um emprego melhor depois que estiver legalizado no país.
Fábio Martins
Desbrave Portugal.
Comments